História de Sucesso
Presidente Grupo Intelli - Vincenzo Antonio Spendicato

Nascido em Veglie, uma província de Lecce na Itália, em 10 de dezembro de 1948, Vincenzo Antônio Spedicato é o segundo filho de Chiara Vetere Spedicato e Giuseppe Vittorio Spedicato. Aos 21 anos, recém graduado em engenharia elétrica pelo Politécnico de Bari, o engenheiro elétrico cruzou o oceano para trabalhar no Brasil, em 1968, especializando-se em eletrônica e telecomunicações, além de desenvolver projetos de centrais telefônicas por todo o país, principalmente, na região Mogiana, onde chegou em 1971. Em 1973, fundou a INTELLI – Indústria de Terminais Elétricos, com apenas cinco funcionários para a fabricação de luvas de emenda, conectores e terminais de cobre para baixa tensão nos sistemas de energia elétrica.

Atualmente é o responsável pela direção do GRUPO INTELLI, líder nacional em hastes de aterramentos, conectores, terminais e condutores elétricos. Festejando 45 anos de operação com crescimento e investimentos em qualidade e tecnologia, o GRUPO INTELLI possui um complexo fabril com quatro unidades na cidade de Orlândia/SP, uma em Campinas/SP e outra em Três Lagoas/MS que, juntas, produzem um leque de 10 mil produtos. Formado pelas empresas INTELLI - Indústria de Terminais Elétricos e COPPERSTEEL BIMETÁLICOS, atua em mais de 60 países, nos setores de transmissão e distribuição de energia, sistemas de aterramento e de transmissão de dados.

Terminais elétricos, luvas de emenda e conectores foram os primeiros produtos fabricados pela INTELLI. Em 1986, a empresa já possuía, uma fábrica de hastes de aterramento e uma unidade de fabricação de componentes fundidos. Atualmente, além dos produtos citados, produz cabos de alumínio para média e baixa tensão, e possui uma planta própria de fundição de lingotes de alumínio, verticalizando ainda mais sua operação.

No início da década de 1990, adquiriu a COPPERSTEEL BIMETÁLICOS, expandindo seu portfólio de produtos para os bimetálicos em aço-cobreado. Em cerca de dez anos sob o comando GRUPO, a empresa, com unidades em Campinas/SP e Três Lagoas/MS, agregou ao seu portfólio, itens feitos em aço-aluminizado e alumínio-cobreado, tornando-se uma das únicas empresas no mundo a dominar a tecnologia de três bimetálicos distintos.

Em 2010, iniciou a fabricação de cabos telefônicos no Mato Grosso do Sul. Entre os avanços tecnológicos do GRUPO INTELLI, os produtos bimetálicos vêm ganhando espaço nos mercados de energia e telefonia no Brasil pelas vantagens em sua aplicação. A utilização de dois metais em um só fio permite combinar as propriedades dos materiais puros de maneira otimizada, segundo as necessidades de cada cliente. Além disso, o uso dos bimetálicos desestimula os furtos de cabos das redes dado que sua sucata possui um valor comercial reduzido em relação ao cobre puro, solucionando um grave problema que assola as concessionárias de energia e telefonia.

Em constante expansão, em 2015, o GRUPO INTELLI adquiriu sua mais recente planta em Orlândia/SP, instalada em um terreno de 200.045 m², a Nova Unidade Matriz deixa sem fronteiras a ambiciosa linha de crescimento do GRUPO INTELLI. O objetivo delineado pelo presidente, é ser líder mundial no mercado do setor de energia.

Linha do Tempo

  • 1980
  • 1989
  • 1990
  • 1997
  • 2016